Alistamento Militar – Aeronáutica

Normalmente, jovens do sexo masculino devem por obrigatório prestar serviço militar durante um período. Esses são remunerados pelo período que prestam o serviço para o país, cerca de um ano, e aqueles que não o fizerem podem ser penalizados. Contudo, aqueles que desejam ingressar na Aeronáutica e realizar o alistamento militar podem optar por uma extensa carreira militar.

Saiba mais informações, acesse: Alistamento Militar Feminino.

Imagem:Divulgação

Imagem: Divulgação

Como ingressar por meio do alistamento militar na aeronáutica

A Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pode manter a soberania e a defesa do espaço aéreo do Brasil. O jovem pode ingressar na FAB pelo serviço obrigatório como soldado e depois prestar o processo de seleção interna para chegar ao cargo de cabo, podendo permanecer na instituição por oito anos. Existe outra maneira fazer o alistamento militar, além de prestar o serviço militar obrigatório. Os jovens interessados, tanto homens quanto mulheres, podem prestar um concurso público para estudar em uma das escolas da Força Aérea. Estes, caso sejam aprovados, podem seguir carreira até chegar a Reserva Remunerada que seria a aposentadoria do serviço militar.

Saiba mais informações, acesse: Onde fazer o Alistamento Militar.

Concursos públicos para entrar na aeronáutica

Além do serviço obrigatório, para ingressar na FAB, é preciso realizar um concurso público de acordo com a sua escolaridade. Pessoas de nível médio e técnico podem fazer carreira militar dentro a instituição entrando como graduados no concurso. Aqueles que possuem nível superior podem participar de concursos para oficiais temporários ou de carreira. Dentro das fases do processo de ingresso, os candidatos devem fazer a prova escrita e também a física. Caso os interessados passem no concurso, esses terão que fazer um treinamento e missões, como ajudas humanitárias dentro e fora do Brasil.

A FAB oferece mais de 20 concursos por ano para civis e militares que desejam crescer na carreira. Os civis que desejam entrar no serviço militar podem tentar a partir dos 14 anos de idade até os 42 anos. Todos os interessados devem participar dos exames de admissão para os cursos de formação de oficiais e formação de sargentos. Cada exame de seleção ou admissão dá acesso a um cargo diferente dentro da FAB.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Quadro de apoio e alistamento militar

A FAB também realiza concurso público para o seu quadro de apoio como profissionais da saúde, da comunicação, da administração, do direito, da tecnologia da informação e de outras áreas. Esse quadro de apoio varia de acordo com a formação e no processo de seleção pelo concurso, são realizadas diferentes etapas com exames médicos e testes físicos.

Comente (será moderado)